quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Lesão Neurológica reversível e irreversível

Quem leu o "quem sou" viu que tive dois coágulos no cérebro, um estourou já no hospital e o outro deu tempo de ser operado. Hoje, andei pesquisando algumas coisas sobre as sequelas de um Aneurisma, algumas vi que são reversíveis e outras são irreversíveis.  Então, das sequelas que já foram revertidas:

Fala

Ainda no hospital, passei um tempo sem  falar, mas correspondia com movimento dos olhos. Alguns dias depois, já consegui falar, mas muito baixo e compassadamente. Cerca de 30 dias da operação, já conseguia falar audível, mas ainda compassadamente. Se tentasse falar mais rápido embolava as palavras, engolia sílabas, quando sob pressão, gaguejava. Inclusive, por orientações do médico, ainda não  posso ser submetida a situações de estresse. 

Lembro que a minha primeira perícia do INSS foi no hospital, já estava fora da UTI e nesse minuto minha mãe me deixou só, no quarto, pra ir pegar meus exames na recepção e justamente nesse momento o médico perito chegou. Não lembro de nenhuma pergunta, assim como das outras vezes, mas lembro que gaguejava muito ainda e ele, em tom já aborrecido, disse que não precisava gaguejar. Nesse dia  fiquei tão chateada e esse episódio consigo lembrar porque me causou um certo constrangimento.

Com 60 dias de operada já estava falando mais rápido e tinha deixado de gaguejar, mas encontrei outro problema. Notei que, quando caminhava e falava ou conversava por mais de 10 minutos, ficava extremamente cansada e ai foi quando o doutor receitou uma Fonoaudióloga. Isso mesmo, desaprendi a falar e respirar ao mesmo tempo, ainda fico, mas bem menos.

Escrita

Logo nos três primeiros meses era inconcebível uma simples assinatura, mesmo que abreviada, com o meu nome. Em Agosto de 2012 resolvi que era hora de voltar pra Faculdade, fui na secretaria e expliquei minha situação. Eles prontamente propuseram a  realizar apenas a redação no vestibular agendado e para  isso me preparei. Treinei em casa, incansavelmente, a escrita  com a mão esquerda, ainda em letra de forma e passei!

Hoje, minha letra, feita com a mão esquerda, está quase igual ao que era com a mão direita. Agora, estou treinando a coordenação motora com a mão direita. Meus avanços: já consigo pegar na colher sem derramar toda a comida, esse foi um grande avanço, porque não conseguir levar a própria comida à boca me deixava tão chateada,  me sentia uma incapaz! Sério. Outro ponto era pentear os cabelos, esse sempre teimei em fazer com a mão direita, logo, minha cabeça sofreu! Ora tacava a escova na cabeça, ora deixava algum lado sem pentear. Essa minha evolução deixo os créditos para o Roriz, que sempre me encorajava à tentar e só vinha me ajudar quando precisava de alguns "acertos".

Noção  de espaço e coordenação motora

A noção de espaço até  hoje ainda é um problema, mas já foi bem reduzido, sabe aquele momento em que você calcula mal e TUM, bateu com a cabeça? Pois é, já aconteceu algumas vezes comigo. Logo no inicio não podia me abaixar rápido que  ficava muito tonta e  consequentemente acabava batendo a cabeça em alguma parede. Uma certa vez, caí no banheiro, perdi o equilíbrio debaixo do chuveiro e caí de bunda no chão. Depois disso a área do chuveiro é cheia daqueles tapetes antiderrapantes e sempre tenho que andar de chinelas, o que isso é motivo até de "D.R."  porque adoro andar descalça e o Roriz quando me  vê já olha pros meus pés.

Perca de memoria recente

Essa, talvez seja a sequela mais pertinente! Mas tenho notado que tem melhorado consideravelmente. Antes minha fixação na memória não durava 15 minutos, talvez 1h ou um dia, dependendo do assunto. Para exercitar, começamos com algo simples, tipo o que tomei no café da manhã (geralmente o Roriz me perguntava no horário do almoço) e assim sucessivamente. Depois pulamos para as refeições do dia, os horários dos remédios (esses ainda esqueço, às vezes). Agora, estamos nos capítulos da novela das 21h. São assuntos cotidianos, que às vezes passam despercebidos.

Pra burlar essa perca de memória, para novos aprendizados (como algumas matérias na faculdade), bolei a técnica de estudar escrevendo e reviso lendo em voz alta. Isso ajuda muito, mas ainda esqueço muita coisa, só o tempo mesmo. Difícil mesmo está sendo pra ter paciência pra isso tudo.

Meu acidente vascular cerebral foi em Abril/02, estamos em Janeiro/03, e ainda preciso falar devagar e coordenar o que penso com o que  vou falar, senão sai tudo atropelado e uma longa conversa ainda me deixa extremamente cansada. Mas, já melhorou e muito! 

Até agora não sei se essa perca de memória é algo totalmente reversível, mas o importante é não desistir, nunca.

Deixo aqui o link de palavra cruzada, até mesmo pra treinar!

http://coquetel.uol.com.br/jogos.php




Nenhum comentário:

Postar um comentário