sábado, 15 de junho de 2013

Afasia - Que monstro é esse?

Nunca tinha me deparado com essa palavra, mas ela tem feito cada vez mais parte do meu cotidiano. Seja na faculdade, onde ouvi a primeira vez essa palavra em uma aula de Linguística e por duas ou três vezes nas aulas de Psicologia e a partir daí resolvi pesquisar e comecei a entender muita coisa que sentia e não conseguia explicar, seja para pessoas mais próximas (sobre como eu me sentia) ou até mesmo uma informação que devia dar e não me fazia entender. Com certeza você deve estar se perguntando... Mas, afinal, o que diabos é afasia?

Todo ser humano faz uso da linguagem. Falar, achar as palavras certas, entender, ler, escrever e fazer gestos fazem parte do uso da linguagem. Se como resultado de uma lesão cerebral uma ou mais partes do uso da linguagem pararem de funcionar apropriadamente, isto é chamado afasia. Afasia – A (=não) fasia (=falar) significa por este motivo que uma pessoa não é mais capaz de falar o que ele ou ela gostaria. Ele ou ela não
pode mais fazer uso da linguagem. Além de afasia, paralisia também pode ocorrer e/ou problemas com:
- Ações cotidianas,
- Observação dos arredores,
- Concentração, iniciativa para falar e memória.
- Incapacidade para fazer duas coias ao mesmo tempo.

Mas preste atenção: pessoas que sofrem de afasia em geral tem a sua competência intelectual a sua plena disposição!

Afasia se desenvolve como resultado de uma lesão cerebral. A origem desta lesão cerebral é na maioria dos casos decorrente de alterações nas veias e artérias do cérebro. Tais disordens são chamadas de derrame, hemorragia cerebral ou apoplexia. Em termos médicos isto é chamado de AVC: acidente vascular cerebral. Outras causas para o desenvolvimento de afasia podem ser por exemplo, um trauma (uma lesão cerebral decorrente de um acidente de carro) ou um tumor cerebral.

Raramente uma pessoa sofre apenas de afasia. Frequentemente outras áreas do cérebro são afetadas também. Exemplos de problemas adicionais que podem ocorrer são:

- Hemiplegia. Para pessoas com afasia a área afetada é frequentemente a parte direita do corpo. A condução dos músculos em um lado do corpo está afetada, e como resultado disso os músculos não colaboram bem.

Problemas de memória. Quando lembramos informações a linguagem desempenha um papel muito importante. Devido aos problemas de linguagem o funcionamento da memória também e prejudicado. Desta forma, sempre anote algumas palavras chaves, isto tornará mais fácil a tarefa de lembrar coisas para a pessoa com afasia.

- Reações diferentes. Algumas vezes pessoas reagem de forma completamente diferente depois de sofrer um derrame do que costumavam reagir anteriormente. O controle para expressar emoções se torna mais difícil. É possível que esta pessoa ria ou chore mais frequentemente. Também é possível que isto lhe cause
mais esforço para parar de chorar ou rir.

Devido à afasia a maneira na qual o afásico entende o mundo ou a maneira de se expressar sofre uma mudança. Através da melhor utilização possível das habilidades comunicativas remanescentes do afásico, ainda é possível se comunicar com ele.

Se quiserem mais informações sobre Afasia, reservei esses links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário